domingo, 28 de outubro de 2007

Utilizando Blogs

Um Blog é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são registradas cronologicamente. Como num diário, ele é atualizado freqüentemente. Neste espaço são inseridas informações, opiniões, emoções, imagens, enfim qualquer tipo de conteúdo que o autor desejar. Atualmente um grande número de pessoas tem se dedicado a utilizar esta ferramenta quer para relatar o que acontece durante uma gravidez ou até mesmo para acompanhamento de cursos. Algumas instituições já estão utilizando o Blog como ferramenta de acompanhamento de estágio dos alunos.
Um Blog pode ser individual (criado e mantido por uma pessoa) ou em conjunto (criado e mantido por mais de uma pessoa). Por este motivo ele pode ser utilizado em salas de aulas com poucos ou muitos alunos.
A diferença entre um Blog e uma Homepage (página pessoal) é o fato de o Blog ser atualizado constantemente e a Homepage não. Esta atualização constante permite em avaliação ter uma noção mais clara a respeito do desenvolvimento dos alunos.
Os objetivos de um Blog podem ser bem variados. Existem Blogs cuja finalidade é servir de diário pessoal on-line, outros servem de sustentação para interatividade como ferramenta de comunicação entre indivíduos; outros apenas registram um processo em desenvolvimento, como é o caso um curso de mestrado. Enfim, os objetivos de um Blog serão definidos sempre pelo seu autor.
Bergson

6 comentários:

FRANCIMARY disse...

Olá Bergson, começando nossa interatividade...aos poucos...rsrs
Mas porque essa "cara", não vou "mangar" do teu blog...rsrs
Bem, cabe a nós a tarefa de entender como se avalia um blog, e de que forma nós podemos utilizá-lo no contexto da EAD como mais um recurso pedagógico. Vamos lá!? rsrs
Bjs
Francy

Neiva Cardins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neiva Cardins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neiva Cardins disse...

Olá, Bergson

Navegando na NET encontrei um blog sobre educação, matemática e tecnologias. Gostaria de indica-lo, pois sei que você é um amante da matemática e pelo o que eu pude perceber começou a sua mania de professor blogueiro!
http://blogs.prof2000.pt/blogseduc/

Abraços e sucesso na sua caminhada como educador!

Marcio Ferreira - ICP disse...

Bérgson,
Se imbuiu do espírito didático abrindo seu blog com a definição desta ferramenta. Trata, também das diferenças entre blogs e outros instrumentos como web page pessoal. Passou pelo assunto da avaliação e dos blogs com enfoque na educação. Permeou seu Blog por outras mídias como vídeo, inclusive seu próprio vídeo sobre Avaliação em EaD. Uma coisa interessante em blogs e web pages é a escolha do layout e das cores. Tem que existir um cuidado com esses elementos que também são comunicacionais e você fez isso. Um blog simples, mas eficiente sob o ponto de vista da comunicabilidade.

Unknown disse...

Bergson,
A utilização do Blog como meio de avaliar o aluno, cria certo ar de descontração durante o processo avaliativo. Construir textos, animações e provocar a interação entre aqueles que visitam ou participam ativamente do mesmo faz com que o aluno assimile o conteúdo de forma mais dinâmica e agradável além de demonstrar o que ele realmente aprendeu.
Abs,
Cirlane- mestranda Unopar