segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Avaliação e Blogs em educação!!

Segundo Silva & Vieira, o uso do computador torna possível capturar algumas características do aprendiz à distância, e analisá-las de uma maneira análoga ao comportamento de um aluno de um curso presencial. Ou seja, as tecnologias podem proporcionar ao professor mesmo à distância uma visão bem próxima ou até a mesma visão de aluno que teria um professor no ensino presencial. Mas para isto é necessária primeiramente uma mudança de paradigma.
“Está em curso uma mudança de paradigma na área de avaliação, passando de um modelo de testes e exames que valoriza a medição das quantidades aprendidas de conhecimentos transmitidos, para um modelo em que os aprendizes terão oportunidade de demonstrar o conhecimento que construíram, como construíram, o que entendem e o que podem fazer, isto é, um modelo que valoriza as aprendizagens quantitativas e qualitativas no decorrer do próprio processo de aprendizagem” (GIPPS, 1998, apud OTSUKA & ROCHA - p. 12 )
A utilização de novas ferramentas tecnológicas em educação passa por uma mudança radical nos paradigmas docentes. O professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a compartilhar de uma sociedade aprendente. A utilização de Blogs em avaliação também reflete esta nova postura dentro da sociedade do conhecimento, abrindo portas para novas conquistas, descortinando novas possibilidades.
Adriane Lizbehd Halmann em seu artigo “Diário de professor: histórias que se cruzam na sociedade aprendente” vêm nos mostrar como a utilização das novas tecnologias tem beneficiado o processo de avaliação (principalmente formativa). Em cursos de graduação que contemplam as práticas de estágio, percebe-se uma dificuldade em oferecer o acompanhamento necessário ao discente, uma vez que o professor responsável não pode estar com aluno no campo de estágio o tempo inteiro. Desta forma a autora propõe a utilização destas ferramentas, como por exemplo, o Blog, os fóruns, chats, etc. para que não se perca de vista todo o processo trilhado pelo aluno.
Os Blogs publicados em caráter educacional também podem ser considerados um material didático. E esta é uma ótima possibilidade para os professores, sendo possível manter um material de autoria própria para cada disciplina, adequando conforme a necessidade dos alunos e sem custo algum.
Fonte:http://wiki.sintectus.com/bin/view/EaD/LivroAvaliacaoEmEad#Avaliação_de_um_software
Bergson

Um comentário:

Neiva Cardins disse...

Oi, Bergson eu já comecei a utilizar a dinâmica da construção dos blogs com as crianças da escola. No entanto como são crianças na faixa etária entre 8 a 10 anos, decidimos fazer um blog coletivo.