segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O blog é um material didático??

Os Blogs publicados em caráter educacional também podem ser considerados um material didático. E esta é uma ótima possibilidade para os professores, sendo possível manter um material de autoria própria para cada disciplina, adequando conforme a necessidade dos alunos e sem custo algum.
Neste sentido precisamos pensar que são necessários alguns critérios gerais para o desenvolvimento de um bom blog educacional. São eles:

01-Conter a biografia do autor: um blog educacional deve apresentar o nome do autor, e não um pseudônimo, e trazer dados principalmente acadêmicos a respeito do autor.
02 -O título geral deve ser coerente com o assunto a ser tratado no Blog: o autor deve ter bem definido um norte para articular todo o conteúdo postado, e não perder de vista o foco central no qual se propõe o blog.
03-Os títulos dos posts devem descrever o seu conteúdo: isto facilita a localização feita pelos leitores.
04-Tratar de um determinado assunto e não de vários: não fazer desvios no assunto proposto confere ao material maior coesão.
05-Utilizar linguagem clara, objetiva: o conteúdo de um blog não é o conteúdo de um artigo científico.
06-Links devem funcionar perfeitamente indicando o caminho.
07-Ter freqüência de novidade, atualização contínua.
08-Promover a interação, espaços para interlocução dos leitores: é necessário provocar, instigar os leitores a participarem da sua discussão.
09-Possuir uma estética agradável, evitar poluições visuais.
Tais critérios apresentados não são normas ou regras, mas sim observações que podem auxiliar no processo de construção de um material que se destina a ser didático.
E ai amigos vocês tem algum outro ponto para citar além desse 9 pontos??
Bergson

Um comentário:

Alisandra C. Fernandes disse...

"Momento de Reflexão"

1) Comparar o CHAT com as outras ferramentas: Quais são as diferenças com outras ferramentas como fóruns, wikis, listas...?


2) Desenvolver as principais importâncias do chat: quais são suas vantagens? Quais os aspectos podem ser explorados?

3) Refletir sobre os problemas: Como criar introduzir um tema? Como um Chat pode ser melhor planejado: entrevista ou auto-dirigido?


4) Pesquisar os casos e soluções: Em quais universidades ou instituições de ensino o chat foi utilizado com sucesso? Quais principais problemas enfrentados?

5) Sugerir formas de uso: Quais tecnologias podem ser aplicadas conjuntamente?

Gostaria qe juntos podessemos analisar os pontos acima mencionados. Acredito que dessa maneira iremos construir algumas diretrizes para avaliar melhor essa ferramenta.